A Síndrome de Gougerot-Sjögren é uma doença auto-imune crónica pertencendo ao grupo das colagenoses. A sua causa é ainda desconhecida. É caracterizada por uma infiltração linfocitária das glândulas exócrinas tendo por consequência uma diminuição ou um esgotamento das secreções lacrimais, nasais e salivares. Se for isolado, fala-se de síndrome seca,sendo designada SS primário, mas em 70 por cento dos casos é devido a uma doença de sistema/auto-imune, sendo designada SS secundário, como por exemplo, a poliartrite reumatóide, esclerodermia ou lúpus eritematoso disseminado.

Epidemiologia da Síndrome de Gougerot-Sjörgren

É uma síndrome frequente em virtude da sua associação a inúmeras doenças de sistema. Manifesta-se entre os 20 e os 45 anos com uma muito nítida predominância feminina.

Quais os sinais e sintomas da Síndrome de Gougerot-Sjörgen

O compromisso ocular manifesta-se por uma queratite seca com fotofobia, vermelhidão e erosões córneas associadas a una ausência de lágrimas. A agressão bucal ou xerostomia ocasiona secura como hipo ou asialorreia (diminuição ou ausência de saliva) e sede intensa. Outras glândulas excretoras podem ser atingidas (nasofaríngeas, pancreáticas, vaginais ou até mesmo sudoríparas). Podem ainda ocorrer dores nas articulações e dores musculares, assim como fadiga e problemas de concentração.

Forma de diagnóstico da Síndrome de Gougerot-Sjögren

Por meio do teste de Schirmer que faz a medição da secreção lacrimal e da secreção de saliva.

Evolução, Complicações e Prognóstico da Síndrome de Gougerot-Sjögren

Os principais riscos são a ulceração e a infecção do orgão atingido assim como a ocorrência de uma síndrome linfoproliferativa.

Tratamento para a Sindrome de Gougerot-Sjögren

Associa um tratamento sintomático com estimulantes ou substitutos de secreções e um tratamento de fundo da doença de sistema. Os medicamentos que diminuem a secreção salivar (descongestionantes e anti-histamínicos) são interditos e uma higiene bucal cuidada, associada a exames dentários repetidos, são preconizados. A ingestão de líquidos deve ser constante ao longo do dia.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *