Periodontite é uma infeção e inflamação dos ossos e dos ligamentos que dão suporte aos dentes. A periodontite ocorre quando a inflamação das gengivas não é tratada atempadamente, e passa das gengivas para os ligamentos e para os ossos que suportam a estrutura óssea. A consequência de toda esta inflamação é a perda do suporte dentário, que faz com que os dentes fiquem soltos e acabem por cair.

Esta doença é a principal causa da perda de dentes, no estado adulto, uma vez que não é um problema muito comum na adolescência, mas vai aumentando à medida que a idade vai avançando. Em Portugal, estima-se que três em cada cinco pessoas sofram silenciosamente com problemas dentários, e não vão ao dentista ou quando o fazem, por vezes é tarde demais. Antes porém, deixam a doença evoluir de forma negativa, até à queda dos dentes.


Sinais e Sintomas da Periodontite

Os sintomas mais comuns são mau hálito, gengivas com aspeto vermelho vivo ou arroxeado, sangram com muita facilidade durante a escovação dentária, estão inchadas e são muito sensíveis ao toque, no entanto não doem a não ser que sejam tocadas. Por vezes, os dentes mudam de posição ou causam abcesso, dependendo da quantidade de osso perdida.

Formas de Diagnóstico da Periodontite

A periodontite normalmente não apresenta sintomas associados à dor, a não ser quando já está numa fase muito avançada e há uma perda considerável de suporte ósseo, que dificulta a manutenção dentária. Daí que o diagnóstico da periodontite, apenas é confirmado, quando a doença já está numa fase mais avançada, já há destruição dos tecidos de suporte dentário, de forma irreversível.

Evolução, complicações e prognóstico da doença

A periodontite evolui de forma favorável, se for tratada atempadamente. Os sangramentos e o inchaço devem desaparecer num espaço máximo de duas semanas, após o início do tratamento. No entanto, deve-se manter a higiene oral, diariamente, de forma a evitar o seu reaparecimento.

Algumas das complicações que podem adir da periodontite são: infeção dos maxilares, abcesso dentário, reaparecimento da periodontite, rompimento ou movimento dos dentes, boca de trincheira e perda do dente.

Tratamento da Periodontite


O tratamento da periodontite consiste em reduzir a inflamação e fazer uma limpeza com raspagem, assim como tratar as causas implícitas, numa primeira fase. De seguida, devem ser eliminados os abcessos localmente, a fim de não se propagarem para os dentes vizinhos. Poderá ser necessário recorrer à cirurgia, para remoção dos dentes infetados.

É de salientar a importância de continuar a limpar os dentes de forma cuidada e diária, com a escova dos dentes e o fio dental.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *